Apresentação

 De quatro em quatro anos, o Brasil para. E é como se os corações dos mais de 210 milhões de cidadãos do país se transformassem e passassem a ter os contornos de uma esfera, isto é, de uma bola de futebol. Normalmente em junho, como neste ano, e a cada quadriênio, é tempo de Copa do Mundo. E para o país que é o maior detentor de títulos mundiais, uma Copa é muito mais do que simplesmente uma competição de futebol. É uma

missão, uma questão de honra, de orgulho nacional, e a melhor oportunidade de o país mostrar ao mundo o que melhor conseguiu produzir em seus 518 anos desde o Descobrimento: seu futebol.
No Brasil, como se sabe, o futebol há muito já deixou de ser um esporte. É uma religião leiga, com seus templos, seus mantos sagrados, gritos de guerra que são como orações, seus ídolos, que são como santos, etc. É a terra do futebol. A mesma de ricos, pobres, iletrados, doutores, brancos, negros, amarelos, ateus, religiosos, conservadores, liberais,
enfim pessoas das mais variadas convicções e tendências, que em novembro e dezembro deste ano se tornará, simplesmente, o Brasil do futebol.
Em 2022, entre os meses de novembro e dezembro, os olhos do mundo estarão voltados para o Qatar, sede do 22o Mundial. Será a primeira vez que um país islâmico irá organizar o torneio, e também a primeira Copa a ser disputada fora do período tradicional de junho/julho, quando as temperaturas no pequeno e rico país asiático beiram os 50 graus
centígrados. No fim do ano, tais indicadores caem a níveis mais suportáveis tanto para os atletas quanto para o público, que, de qualquer forma, terá à disposição oito estádios climatizados.
Haverá 32 equipes nacionais divididas por oito grupos. O sonho a ser buscado é o do hexacampeonato, após Suécia-1958; Chile-1962; México-1970: EUA-1994 e Coreia do Sul/Japão-2002.
O objetivo deste blog é o de trazer novamente à memória os cinco titulos mundiais da Seleção, representados por cinco estrelas na camisa, mas também as edições do torneio em que brilharam estrelas de outras cores que não a verde e a amarela. Aqui estão todos os jogos do Brasil em todas as Copas, bem como todas as finais, artilheiros e outras surpresas. Assim, resumidamente, o leitor terá um panorama completo de todas as Copas.
Boa leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas