Bate-bola com Leila Martinez, 'embaixatriz' do Turismo Brasileiro no Catar
"Habibi" quer dizer querido em árabe. E quem já visitou o instagram @turistandoemdoha, da gaúcha Leila Martinez (foto diante do Museu de Arte Islâmica do Catar), já aprendeu não apenas isso, mas ficou conhecendo muita coisa da cultura e do dia-a-dia do país da Copa, há alguns anos. Com raro talento para fazer amizades e recepcionar turistas nos arredores de Doha, Leila vem desempenhando há algum tempo, de maneira informal, os papeis de uma "embaixatriz" brasileira naquele país por meio do Instagram. Entre um jogo e outro e entre um passeio turistico e outro, Leila bateu bola com BRASILDETODASASCOPAS.BLOGSPOT.COM, às vésperas das quartas de final do mundia. Segundo ela, o Brasil vai bater a Croácia por 2 a 1, em mais um passo rumo à final do torneio mais importante do Planeta Futebol.
Pergunta: Como está sendo a experiência de Assistir a uma Copa do Mundo em cada, mesmo sem estar no Brasil?
Leila Martinez: Uma das maiores emoções da minha vida. Primeiro por ser a minha primeira Copa, e segundo, porque acompanhei a preparação do país para este evento nos últimos 10 anos. Então, é um sonho ver tudo pronto e funcionando perfeitamente.
Pergunta: Os brasileiros têm fama de serem festeiros e irreverentes. Como a torcida brasileira está lidando com os costumes e a formalidade típicos da cultura islâmica?
Leila: Na verdade, a pergunta deveria ser como o Catar está lidando com os brasileiros (risos). O brasileiro segue na sua felicidade,distribuindo alegria por onde passa e o povo catari está amando tudo isso. Já deixou de lado temporariamente muitas regras para fazer que o Mundial seja prazeroso a todos.
P: Você esteve nos estádios, em quais jogos?
Leila: Fui à abertura (no Lusail, entre Catar e Equador), que foi emocionante, com muita simbologia. Também fui aos três primeiros jogos do Brasil.
P: Como analisa a estrutura do evento, incluindo estádios, segurança, transporte, etc?
Leila: O Catar me surpreendeu positivamente. Não achei que tudo fluiria como está ocorrendo. Confesso que fui um pouco pessimista e achei que as obras não ficariam prontas, que a cidade não daria vazão para tanta gente… Mas eu estava errada. Está tudo melhor do que o esperado.
P: Você está confiante no hexa?
Leila: Não tenho dúvidas disso. Sonho com esse dia desde que me mudei pra cá em 2012
P: Como foi para o Catar e qual o seu trabalho?
Leila: Vim para acompanhar meu marido que é piloto (aviador), mas logo que cheguei, me apaixonei pela cultura e acabei me envolvendo com turismo. Hoje receber brasileiros me nutre, diminui a saudade do Brasil e me dá prazer poder dividir tudo que aprendi nestes 10 anos morando aqui.
P: O Catar vai virar um país turístico?
Leila: Não tenho dúvidas disso. As pessoas estão levando uma imagem linda do país. Um povo receptivo, país seguro, organizado. A melhor propaganda é a boca a boca, e todas pessoas que conheci estão saindo daqui com uma excelente impressão do país.



Comentários
Postar um comentário