Pelé Jogou e Fez Gol... Até no Catar
O ano era 1973. Há menos de dois anos que no dia 3 de fevereiro de 1971 um pequeno e então pouco conhecido território do Sudoeste da Ásia, denominado Catar, proclamara sua Independência, deixando de ser um protetorado britânico. O poder já era exercido pela dinastia Al Thani, a mesma à qual pertence o atual emir Tamim bin Hamad Al Thani e que lidera a região há 150 anos. Pouco depois, o jovem país começaria a ter seu surto de desenvolvimento econômico, graças à exploração do petróleo, depois de ter sido reconhecido internacionalmente pelo comércio de pérolas (atualmwente outros destaques de sua economia são o gás natural, o mercado financeiro e a tecnologia). Pois foi naquela década de 1970 que o Catar recebeu a visita de um Rei e de seus "ministros": Pelé e a equipe do Santos.
No dia 14 de fevereiro de 1973 - como etapa de uma longa excursão a países da Oceania, Ásia, África e Europa - o Santos, dirigido pelo técnico Pepe, deu uma exibição frente ao Combinado de Doha, que reunia atletas dos times da capital: 3 a 0. O primeiro gol foi de Edu, aos 9 do primeiro tempo, e o segundo, de Pelé, aos 10 da mesma etapa. No segundo período, Alcindo fechou o placar, aos 44. Atualmente internado em São Paulo, durante a Copa do Catar, Pelé foi homenageado pela seleção brasileira e reverenciado também por craques de outras equipes nacionais, que lhe desejaram uma rápida recuperação.
Naquele distante 1973, o Brasil ostentava o título de tricampeão mundial e havia obtido a posse definitiva da Copa Jules Rimet, tudo isso assegurado em 1970, no México, onde o Brasil goleou a Itália por 4 a 1 na grande final. A Fifa havia establecido, quando da criação da Copa, em 1930, que o primeiro país que erguesse o troféu transitório por três vezes passaria a ser seu dono definitivo. Foi o que o Brasil conseguiu em 1970.
Desde os títulos mundiais de 1958, na Suécia, e de 1962, no Chile, o futebol verde e amarelo gozava do status, praticamente indiscutível, de melhor do mundo. Clubes brasileiros, como o próprio Santos, excurionavam por vários países do mundo. Principalmente devido à presença de Pelé, o Santos era conhecido em todo o Planeta Futebol, se orgulhando até hoje do fato de ser um dos poucos clubes do país a já ter atuado em todos os continentes.
O amistoso entre o alvinegro praiano e o Combinado de Doha atraiu cerca de 12 mil pessoas ao estádio, um sucesso na época e naquela região. Há informações de que as presenças de Pelé e do Santos despertaram autoridades locais para a necessidade de construir na capital um estádio que pudesse sediar futuramente grandes jogos. Tal é a origem do Khalifa Stadium, inaugurado em 1976, e que já foi sede do Mundial Sub-23 da Fifa, em 1995; Grand Prix de Atletismo de 1997; Jogos Asiáticos de 2006; Jogos Pan-Árabes e Copa da Ásia, ambos em 2011; Mundial de Atletismo e Mundial de Clubes da Fifa, estes em 2019; e atualmente, partidas da Copa do Mundo da Fifa.
De acordo com pesquisa do jornalista Gabriel Santana, do site https://acervosantosfc.com, naquele giro, um dos maiores de sua trajetória, entre fevereiro e março de 1973, o Santos fez 13 partidas em 12 países de quatro continentes. O balanço foi de 8 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, com 32 gols a favor e 13 contra. O artilheiro? Pelé, com 12 gols. O amistoso em Doha foi o quarto da sequência. Os países visitados à época foram: Austrália, Arábia Saudita, Kuwait, Catar, Bahrein, Egito, Sudão, Emirados Árabes Unidos, Alemanha, França, Bélgica e Inglaterra.
*Abaixo, a súmula deste amistoso em Doha:
14/fevereiro/1973
Combinado de Doha/QAT 0 x 3 Santos
Gols: Edu aos 9min, Pelé aos 10min e Alcindo aos 44min do segundo tempo.
Local: Em Doha, Catar.
Competição: Amistoso
Público: 12.000
Árbitro: Aahid Al Santy
SANTOS - Cláudio (Willians); Hermes, Marinho Perez, Vicente e Zé Carlos; Léo Oliveira (Pitico) e Brecha (Murias); Manoel Maria (Jair da Costa), Euzébio (Alcindo), Pelé e Edu.
COMBINADO - Kazem; Hassan Ali, Abdel Gani, Bayoony e Yousef; Ganin e Abidam; Abol El Rahman, Sediky, Mal Allá e Abdalla Diky.
Ao alto, Pelé, em junho de 1973, em amistoso nos EUA, noutra excursão. Reprodução da Internet.



Comentários
Postar um comentário